Os meses de inverno desencadeiam mudanças biológicas que só acontecem em função das baixas temperaturas. Algumas pessoas sentem mais fome, outras se sentem mais magras, e tem aquelas que ficam indispostas. Segundo especialistas, isso tudo é verdade e eles explicam a razão.

Esse período realmente nos deixa inclinados a comer mais, principalmente alimentos calóricos. Sentir frio desencadeia um modo de autopreservação, enviando ao corpo mensagens que são interpretada como desejo por alimentos ricos em carboidratos para aquecer rapidamente, explica a cirurgiã geral Dra. Luciana El-Kadre.

Como transpiramos menos por causa do frio, muitas vezes não bebemos a quantidade de líquido suficiente para o nosso organismo. As crianças principalmente não sentem tanta sede, mas continuam precisando da mesma quantidade diária de água: “A hidratação é importante para manter as mucosas úmidas e auxiliar na barreira que elas criam contra os micro-organismos”, afirma a Dra. Christine Tamar, coordenadora da Pediatria do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN).

Um fato bastante conhecido é que frio é um irritante natural das vias aéreas, pois a baixa umidade do ar e as inversões térmicas realçam a poluição na atmosfera. Por conta disso, as pessoas se acolhem mais e deixam as portas e janelas fechadas, o que é um erro e deve ser evitado. Manter uma rotina de limpeza dentro de casa é fundamental para prevenir os gatilhos das doenças respiratória, alerta a Dra. Christine.

Outra reação curiosa no corpo é que o frio ameniza sintomas como edemas e inchaços, sendo um ótimo aliado para a realização de cirurgias plásticas. Além de diminuir o desconforto, o frio também diminui o inchaço corporal e auxilia no pós-operatório, conta a Dra. Cintia Rios Camilo, médica cirurgiã plástica e especialista em longevidade.

Fonte: https://recordtv.r7.com/hoje-em-dia/benegrip-multi-dia-e-noite/conhece-as-reacoes-curiosas-do-corpo-no-inverno-09082019

× Fale com um consultor!